O que cargas d'água significa ANÁLISE FUNCIONAL?
A análise funcional é a busca dos determinantes de um comportamento, ou seja, se baseia na identificação das relações funcionais entre o comportamento e o ambiente em que o organismo está inserido.
Segundo Farias, Nery e Fonseca (2018), a análise funcional molecular (microanálise) envolve a análise de contingências pontuais importantes para a compreensão de comportamentos específicos em contextos específicos. As análises moleculares são compostas por: tríplice contingência, acrescentados aos efeitos (emocionais e/ou de frequência da resposta) e o processo comportamental envolvido na contingência analisada (reforçamento positivo, reforçamento negativo, punição positiva, punição negativa ou extinção).
A análise funcional auxilia na interpretação das contingências que controlam os comportamentos do indivíduo. Para um estímulo ser considerado aversivo ou aperitivo, reforçador ou punidor, vai depender da função que esse estímulo exerce no comportamento como parte de determinadas contingências (BORGES; CASSAS, 2012, p.51).
As análises funcionais molares (macroanálise) correspondem a integração dos repertórios atuais e as variáveis mantenedoras ao histórico que tenham provavelmente favorecido a instalação ou aquisição dos padrões comportamentais do cliente. As macroanálises são compostas por: padrões comportamentais, comportamentos que caracterizam o padrão, história de aquisição, contextos atuais mantenedores, consequências que fortalecem o padrão e consequências que enfraquecem o padrão (FARIAS; NERY; FONSECA, 2018, p. 16).
Portanto, através da análise funcional torna-se possível a elaboração de hipóteses sobre a manutenção e aquisição de comportamentos, bem como realizar intervenções, desenvolvimento de novo repertório comportamental, planejamento de manutenção e generalização das mudanças desejáveis. Dessa maneira, a FAP (psicoterapia analítica funcional) se refere às especificações das relações funcionais na ênfase nos processos comportamentais (KOHLENBERG; TSAI, 2006; FARIAS; FONSECA; NERY, 2018).
REFERÊNCIAS
BORGES, N. B.; CASSAS, F. A. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2012
FARIAS, A. K. C. R; NERY, L. B.; FONSECA, F. N. Análises funcionais moleculares e molares: um passo a passo. Teoria e formulação de casos em análise comportamental clínica. 2018, p. 22-54.
KOHLENBERG, R. J.; TSAI, M. Psicoterapia analítica funcional: Criando relações terapêuticas intensas e curativas. Santo André: ESETec, 2006.
Comentários
Postar um comentário